parques nacionais

Eu já tive 25 anos. Em 1992!

Naquele tempo, contrariando as expectativas, mudei de rumo. Comprei uma Toyota Bandeirante 82 (acho), juntei uns equipamentos, um apoio do Guia 4 Rodas (ainda existe?) e sai em uma jornada por 19 Parques Nacionais brasileiros.

A viagem ocorreu entre abril e agosto de 1992. Nas primeiras semanas, um amigo esteve comigo. Depois, segui sozinho.

D e Z e n o V e  Parques. Mais de 24 mil km rodados.

Os mapas estão logo aí. O do Google Maps, montei agora, 25 anos depois. Mais abaixo, está o 'mapa' publicado no livro Brasis: viajando pelos parques nacionais, de 1994. Tempos de Coreldraw (3?) e muita paciência com o 286 (XT 40?).

Estive em 19 Parques Nacionais dos 34 existentes no início dos anos 1990. A numeração abaixo indica a sequência das unidades visitadas. Clique sobre o mapa para navegar.



Parti de Campinas-SP, minha cidade natal. Segui para o norte, até a Ilha de Marajó. Dali, fui para o Centro-Oeste, dei uma passadinha rápida por Campinas e segui em direção aos parques do sudeste e sul do Brasil. O roteiro é mais ou menos o que está no meu Google Maps. A seguir, a representação do roteiro completo, conforme consta no livro. Que 'arte'!


D'ANTONA, A.O. Brasis: viajando pelos parques nacionais. Campinas - SP : Editora Mercado de Letras, 1994.



Para terminar... a frente-verso do mapão que usei durante a viagem, com o trajeto traçado à caneta.





Aqui no blog, pretendo publicar algumas coisas que estão no livro e 'materiais' que não estão lá, como as fotos e outros registros de viagem.  Para não confundir com outras postagens que estão nos planos, usarei o marcador (tag) 'brasis' como um dos indicadores dos textos relativos à essa viagem.

Não é demais alertar que as informações tem um caráter histórico-sentimental. Dificilmente servirão como um guia de viagem hoje em dia. Muitas coisas acontecem em 25 anos, não?

Caso você tenha fotos sobre os locais mencionados e queira compartilhá-las aqui, entre em contato.

É isso.


Campinas-SP, janeiro de 2017.